Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

Aprendendo com as Notícias


Para o vestibular, é fundamental se manter atualizado
Com o ingresso no ensino médio, é de fundamental importância que os alunos tenham contato com os fatos e acontecimentos que ocorrem tanto no Brasil, como no mundo. Estes passam a fazer parte do cotidiano escolar, são cobrados nas salas de aula, através de discussões e trabalhos em grupo, e aparecem nas provas.
Realmente este contato é considerável, pois traz para o estudante as informações da atualidade, colocando-o a par dos problemas político-sociais mais marcantes do mundo.
Manter contato com jornais e revistas de circulação nacional é um instrumento importante para quem se prepara para o vestibular, pois esses conhecimentos são cobrados nos exames, tendo os alunos que fazerem citações nas redações, bem como análises de gráficos sobre tais fatos, além de ser necessário fazer críticas e reflexões acerca dos mesmos.
Esses conhecimentos são exigidos em razão das escolas considerarem que os alunos estão na condição de formadores de opinião, que não vivem de forma alienada aos problemas sociais, mas que são participativos enquanto cidadãos.
Os assuntos são muito diversificados, como esportes, lazer, cultura, política, religião, guerras, biodiversidade, geologia, degradação ambiental, dentre vários outros interessantes para tornar as provas menos estressantes, mais voltadas para o mundo do que para somente conteúdos escolares.
Além disso, alunos que têm contato com questões sociais, que leem acerca das mesmas, têm maior capacidade de argumentar bem quando apresenta uma escrita, seu vocabulário torna-se mais rico, o que o diferencia dos outros.
Portanto, deixar a preguiça de lado e começar a se inteirar das coisas que acontecem no mundo é uma excelente forma de se preparar para o vestibular, ampliar seus conhecimentos e garantir sucesso na graduação.
Peça para seus pais fazerem uma assinatura de revista de assuntos político-sociais de circulação nacional, ou de um jornal de qualidade. E caso não tenham condições financeiras para isso, procure a biblioteca de sua escola, que certamente terá esse material à disposição.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/educacao/aprendendo-com-as-noticias.htm

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professora Silmara concordo que os alunos tem que está atualizado nas noticias e acontecimentos de atualidades..e a preguiça deixar de lado!rsrsrsrs e pensar mais no futuro!.. Daniela Furtado 2o. ano C tarde

    ResponderExcluir