Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Uso dos ´porquês´




Olá, gente!

 Estou passando aqui para falar sobre este assunto.

Aí vão as dicas...

Porque:
É simples, esse ‘porque’ aí, tudo junto e sem acento (hehe!), tem a finalidade de explicar algo, tem a mesma função de ‘pois’.
Exemplo: "Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova."

Porquê:
É um substantivo, é sinônimo de ‘o motivo’, ‘a razão’.
Exemplo: "16 porquês (motivos) para não fumar." / "Diga-me o porquê (o motivo) de sua contestação." / "Tenho um porquê (uma razão) para ter contestado."

Por que:
É o mesmo que ‘por qual razão’, ‘por qual motivo’... Ou quando vamos questionar, perguntar algo.
Exemplo: "Não sei por que (por qual razão) você fez isso."/ "Por que você fez isso?"/ "Por que não vai à festa?"

Por quê:
Tem basicamente a mesma função do ‘por que’ (separado e sem acento), porém, o usamos quando ele for aplicado no final da frase.
Exemplo: "Ela não me ligou e nem disse por quê ." / "Veio sentar aqui por quê ?"

E aí estão as dicas, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário